Conclusão | Cinematona #3


O mês de Junho chegou ao fim e a #cinematona também. No início do mês coloquei aqui no blog a minha TBS para esta maratona cinematográfica organizada pela Dora, do canal Books and Movies. E hoje venho fazer o balanço final! A cinematona decorreu durante todo o mês de Junho e tinha 12 categorias. Não consegui completar todas a categorias, mas não correu mal, porque consegui ver 10 filmes que estavam na minha TBS. E os 2 filmes que ficaram por ver foi devido a não estarem disponíveis na Internet e a minha NetFilx deixou de funcionar este mês. Mas estou contente com o resultado final!!


1 - Um filme com a temática LGBTQIA+ - First Girl I Loved (2016)  ✓
Um filme simples para jovens, mas deu para entreter. Não desiludiu! Conta-nos a história da Anne de 17 ano que apaixona-se por Sasha, uma rapariga popular da escola que frequentam. Um dia Anne conta ao seu melhor amigo, Clifton, que afinal gosta de raparigas. Mas como ele sempre gostou dela acaba por fazer tudo para atrapalhar o romance. A Sasha ainda na idade das descobertas talvez ceda ou não. Não vou dizer!! 

2 - Um filme com a temática da toxicodependência - Thriteen (2003) 
Não consegui ver este filme. Se conseguir vejo agora em Julho, porque acho a premissa muito interessante. Conta-nos a história de uma jovem que aos treze anos é levada por uma amiga para o mundo da droga.  

3 - Um filme com uma personagem com problemas mentais - I am Sam (2001) 
Começar por dizer que adorei este filme!! Que história de amor entre pai e filha linda. Um filme que nos ensina tanto como pais!! Não somos perfeitos e podemos errar mas o mais importante é o amor. Neste filme temos a história lindíssima de Sam, um homem com deficiência mental, que cria a sua filha Lucy, com ajuda de vários amigos, também eles com deficiências mentais. Mas um dia este caso desperta a atenção de uma assistente social, que vai retirar a guarda paternal de Sam. Depois vamos ter a luta deste pai pela guarda sua sua filha, com a ajuda da advogada Rita. Também ela com uma vida pessoal carente.


4 - Um filme com uma família disfuncional - This is where I Leave you (2014) 
Ri imenso com este filme! Um bom momento passado e fez-me lembrar um pouco uma série que eu via e adorava Brothers and Sisters. Temos uma família com uma relação conflituosa com quatro irmãos que não se juntavam há muito tempo, mas após a morte do pai aceitam fazer a cerimónia do Shivah juntos (cerimónia judia). Assim vou ter que passar 7 dias juntos, oferecendo-nos momentos muito divertidos e também alguns momentos mais dramáticos com segredos revelados. 

5 - Um filme baseado num livro - Before I Fall (2017) 
Escolhi ver este filme para esta categoria, porque recentemente tinha lido o livro e fiquei curiosa para a sua adaptação. Samantha é uma jovem popular que tem tudo o que quer, até que um dia morre. Mas ela tem a oportunidade de reviver diversas vezes esse dia e de mudar alguns acontecimentos. Tanto o livro como o filme trazem uma mensagem muito importante, mas ambos tem os seus problemas. No caso do filme não gostei dos actores escolhidos. Achei mesmo fraco o trabalho do elenco e uma das personagens é bem diferente daquilo que imaginei ao ler o livro.

6 - Um filme que a Dora já tenha falado no canal - Intouchables (2011) 
A Dora já tinha referido diversas vezes este filme e já estava aqui na lista para ser visto um dia, por isso aproveitei a oportunidade e fazer este desafio. Um filme francês que conta-nos a história de uma amizade improvável entre Philippe, um homem rico que é tetraplégico, e Driss, um jovem problemático que não sabia o que fazer da vida. Acaba por ir cuidar do Philippe sem ter qualquer experiência. É muito interessante o desenvolvimento desta amizade e das mudanças que acontecem nos protagonistas, que vão acabar por ir conhecendo melhor os mundos bem diferentes de cada um. Gostei muito deste filme, mesmo muito!


7 - Um filme passado num país que quero visitar - Black Book (2006) (Amesterdão) 
Foi o outro filme que não vi, com muita pena minha, porque queria mesmo ver. E o que eu procurei por este filme na Internet. Vou ver agora em Julho de certeza, porque é um filme que tem como pano de fundo a 2ª Guerra Mundial, um tema que me interessa bastante.

8 - Um filme dos anos 80 - The Breakfast Club (1985) 
Já andava para ver este filme há imenso tempo, até já tinha colocado na tbs da primeira edição da cinematona, que acabei por não conseguir ver. Mas finalmente vi! No início não me estava a puxar, mas lá entrei no filme e acabou por ser uma agradável surpresa. Ao longo do filme vamos descobrindo as histórias de cinco adolescentes que estão retidos no colégio por terem cometido pequenas infracções. São todos bem diferentes mas acabam por se tornarem amigos. É um ótimo filme dos ano 80 que mostra como todos, mesmo diferentes, temos problemas familiares.   

9 - Um filme europeu - La Vie d'Adèle (2013) 
Li a Graphic Novel o mês passado e por isso queria muito ver a adaptação cinematográfica desta linda história de amor entre Adèle e Emma, a rapariga de cabelos azuis, que despertou a atenção de Adèle. Um filme francês LGBT que gostei bastante, mesmo com as diversas mudanças que fizeram. Até mesmo o final é diferente e, talvez por isso, prefiro a graphic novel ao filme, para além de que o filme tem quase 3 horas, achei enorme e desnecessário!!! No entanto, achei que as actrizes representaram um ótimo papel e mesmo havendo algumas partes de sexo que podem chocar algumas pessoas, é um filme que deve ser visto. 


10 - Um filme que acenda a fornalha - Nine 1/2 Weeks (1986) 
Um filme que devia acender a fornalha mas não cumpriu o seu propósito. Conta-nos a história de Elizabeth, que trabalha numa galeria de arte, e que acaba de conhecer John, acabando por se envolver. É um filme erótico que no início é interessante pelos jogos sexuais que praticam, mas na minha opinião começa a descarrilar com o relacionamento abusivo. Por isso não me disse nada e não me deu calores. 

11 - Um filme cujo título original comece pela primeira letra do meu nome - Resident Evil: The Final Chapter (2016) 
Um filme que faz todo o meu género e adorei!! Foi uma surpresa gostar tanto deste final da saga Resident Evil, porque já tinha ouvido críticas menos boas. Mas eu adoro o papel da Milla Jovovich, que representa Alice, a sobrevivente do massacre zumbi que vai salvar a raça humana. E neste filme temos a tão esperada batalha final, que na minha opinião foi excelente, gostei das revelações e da forma com terminaram esta saga. Obtive as respostas que queria e foi bem explicado como tudo surgiu. Um dia faço maratona de todos os filmes da saga!!  

12 - Um filme que não posso adiar mais - Le Fabuleux destin d'Amélie Poulain (2001) 
Um filme francês adorável com uma banda sonora e uma fotografia muito boas. E não me vou esquecer do sorriso da inocente Amélie! Uma francesa que trabalha num café em Paris e um dia encontra uma caixa escondida na sua casa-de-banho, que pertencia ao antigo morador. A Amèlie vai procurar o dono desta caixa para a devolver, e ao conseguir fazê-lo a sua vida muda e começa a ter um propósito. Ela passa ajudar as pessoas que a rodeiam. Um filme que nos mostra como cada pessoa lida com o amor e como dar importância às pequenas coisas, aos pequenos gestos. 

Estou mesmo contente com a variedade de filmes que vi, e admirada que vi tanto filme francês. Talvez seja estranho, mas mesmo vivendo em França não tenho por hábito ver cinema francês. Algo que quero mudar. Concluindo:


Participaram na cinematona? Como correu? Qual foi o filme que mais gostaram de ver?
Bons filmes!


2 comentários :

  1. Era mesmo isso que ia dizer...viste tantos filmes diferentes uns dos outros, muito bom!
    Se quiseres podes ajudar-te nos filmes franceses, eu adoro. Tens coisas muito boas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que fazer um vídeo dos melhores filmes franceses ;)

      Eliminar