BEDA #28 : Top 5 | Livros Não-ficção de Mulheres Inspiradoras que quero ler


Olá a todos!! Hoje vamos ter mais um Top 5 de livros de não-ficção sobre mulheres que tenho curiosidade em ler e por diferentes razões estas mulheres têm uma vida inspiradora. Gosto de ler livros que relatam a vida de mulheres que mudaram o mundo de alguma forma, de mulheres fortes que conseguiram fazer algo de diferente.


Eu, Malala de Malala Yousafzai
Quem já não ouviu falar de Malala Yousafzai!? Que com 15 anos recusou-se a permanecer em silêncio e levantou a voz ao Talibã para lutar pelo seu direito à educação. Mas no dia 9 de outubro de 2012, foi foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do autocarro quando regressava a casa vinda da escola. Ao contrário do que se pensava Malala sobreviveu e acabou por se tornar um símbolo global na luta pelo direito à educação de todas as crianças, especialmente das raparigas e tornou-se um alvo para os terroristas islâmicos. 
A candidata mais jovem da história a receber o Prémio Nobel da Paz, e conta-nos neste livro a sua história e a história da sua família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher numa sociedade que valoriza filhos homens. 
Não tenho qualquer dúvida que é um livro com uma história inspiradora e, por tudo o que vi e ouvi de Malala, é um livro que nos leva a acreditar no poder das palavras para mudar o mundo. 


#GirlBoss de Sophia Amoruso 
A série de televisão já estreou este ano, o que ainda me deixou mais curiosa para ler este livro. Sophia Amoruso vai-nos contar um pouco da sua história e como passou de uma adolescente que roubava lojas e revirava caixotes de lixo, para a fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários.  
Segundo a sinopse, é um livro que nos traz para além da história de Sophia, outros assuntos e prova que ser bem-sucedido não tem nada a ver com a popularidade; o sucesso tem mais a ver com confiar nos nossos instintos e seguir a nossa intuição. Tenho curiosidade em conhecer a experiência dela e descobrir o que para ela é importante fazer para ser uma #girlboss. (este livro ainda não foi traduzido em Portugal e vou ler em ebook pt-br) 


Shonda Rhimes é criadora das séries Grey’s Anatomy, Private Practice e Scandal, além de produtora executiva de How to Get Away with Murder, Shonda foi vencedora do Globo de Ouro e indicada a três Emmys. Esta escritora de roteiros gosta muito de abordar assuntos como feminismo, questões raciais e sexualidade, o que me faz ter mais interesse para conhecer um pouco da sua vida. 
A autora era perita em em recusar convites que outros adoravam aceitar. Tinha medo. Medo de cometer gafes em festas; ficava apavorada com aparições em televisão; aterrorizada com as conversas difíceis que as suas personagens têm tão facilmente no ecrã. Até que um dia a sua irmã disse uma frase, “Você nunca diz ‘sim’ para nada.”, o que a fez repensar na forma como estava levando a sua vida. Shonda decidiu desafiar-se a si própria e passar um ano dizendo "sim" para todas as oportunidades que surgiam. Um livro que me parece bastante interessante e inspirador!! (já foi traduzido em Portugal pela editora Marcador, eu vou ler em ebook pt-br)   


Não Sou Esse Tipo de Miúda de Lena Dunham
Lena Dunham é a criadora, produtora e protagonista da série GIRLS, que vou ser sincera não vi. Mas depois de me terem oferecido o livro fiquei com curiosidade de conhecer um pouco da vida desta autora e atriz. Segundo a sinopse, a autora aborda neste livro as experiências típicas de quem está a entrar na vida adulta: apaixonar-se, sentir-se só, pesar cinco quilos a mais não obstante só ingerir alimentos saudáveis, ter que falar numa sala repleta de homens com o dobro da sua idade ou encontrar o amor verdadeiro. A autora utiliza a comédia para relatar diversos acontecimentos comuns do dia a dia. É importante referir, que Lena foi a primeira mulher a receber o prémio da Directors Guild of America na categoria comédia e recebeu oito indicações para o Emmy e ganhou dois Globos de Ouro, incluindo o de Melhor Atriz, por seu trabalho na série. Acho que vai ser interessante descobrir um pouco da vida desta mulher. 


Falando o Mais Rápido que Posso de Lauren Graham
Comecei a ver este ano a série Gilmore Girls e estou a adorar e gosto muito da interpretação da Lauren Graham, como Lorelai Gilmore. Este livro é uma retrospectiva da vida da autora e relata histórias sobre amadurecimento, o início de sua carreira como atriz e, anos depois, perguntar a si própria "Será que eu, hmmm, cheguei lá?". A Lauren fala também sobre os desafios e as cobranças de ser uma mulher solteira em Hollywood, relembra como foi gravar cada ano da série original e o que significou para ela voltar a interpretar, nove anos depois, uma de suas personagens preferidas. 
Quero saber um pouco mais sobre a vida da atriz e seu relacionamento com outras pessoas do elenco da série. Penso que é mesmo um livro para fãs da série. (este livro ainda não foi traduzido em Portugal e vou ler em ebook pt-br) 

Os livros deste Top 5 são livros que ainda quero ler este ano. Já leram algum?
Boas leituras!!

4 comentários :

  1. estão todos na minha lista :D mas já o da Lena, é uma cena assim fora do normal xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ouvi dizer que o da Lena é assim uma comédia!! Mas é sempre bom rir um pouco :)

      Eliminar
  2. Tenho pena do #GirlBoss ainda não estar traduzido para português, porque com tudo o que se tem falado sobre a série estou muito curiosa para ler o livro!

    O da Lena Dunham já está na minha estante para ser lido brevemente :)

    It's Ok

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho pena...ainda pensei que traduzissem depois de ter saído a série!! Mas ainda não ouvi nada!! Vou ler em ebook :)

      O da Lena Dunham é o único que tenho na estante :)
      Beijinhos*

      Eliminar