BEDA #27 : 10 coisas que mais gosto nos livros


Como já fiz aqui 10 Coisas que não gosto nos livros, hoje venho falar das 10 coisas que mais gosto nos livros, determinados pormenores que me fazem gostar muito de um livro ou tornar a minha experiência de leitura mais agradável. 

1ª- Edições bonitas, quem não gosta?! Eu gosto muito quando a capa de um livro tem tudo a ver com história. Quando um livro mesmo no seu interior tem um trabalho gráfico trabalhado! Às vezes pequenos pormenores fazem toda a diferença. E não podia deixar de referir que adoro livros de capa dura. 

2ª- Um enredo que me prenda do início ao fim. Quando um livro me agarra logo nos primeiros capítulos, que me faz virar páginas e páginas, ansiosa por saber o que vai acontecer a seguir. Livros que me deixam tão envolvida na história que quando termino a leitura fico com saudade. 

3ª- Mundos bem construídos, principalmente se for um livro de fantasia ou distopia. Gosto quando o autor consegue desenvolver um mundo completamente novo e envolver bem com a história, fazendo com que chegue ao fim com a sensação que estava tudo interligado. 

4ª- Personagens com diversas camadas. Quando uma personagem tem mais para nos dar do que parecia no início da história. Vemos a personagem a crescer ao longo do livro e a surpreender-nos com sentimentos e vivências escondidas. 

5ª- Plot twists que me apanham desprevenida. Sem estar à espera o autor revela algo que muda tudo e nos surpreende. Mas claro plot twist com lógica, não é colocar ali algo só porque sim. Tem de ter alguma razão e que me faça pensar "ahhhh afinal era por isto....que isto aconteceu!!" 

6ª- Gosto de livros em série. Muitas pessoas já andam cansadas de séries de livros, mas eu não! Gosto de um bom livro único, com história que termina, mas adoro mais quando posso continuar naquele mundo criado com aquelas personagens que já se tornaram parte da minha vida com leitora. Acho que é por isso que gosto tanto de fantasia. 

7ª- Personagens femininas com personalidades fortes, que fazem jus às mulheres que somos. Adoro quando surge uma personagem feminina que vai contra os padrões que são impostos a nós. Mulheres que não se escondem por detrás de uma personagem masculina. 

8ª- Livros com perspectivas diferentes. Quando um livro tem diversas vozes...não é só uma personagem a contar-nos a história, mas várias e bem distintas. O que faz com que tenha mais conhecimento sobre a história. Mas claro que bem feito, de forma a que enquanto leio saiba que personagem está a falar. 

9ª- Representatividade no livro. Cada vez mais gosto de livros com personagens diferentes e que saiam do padrão clássico que estamos habituados a ver nos livros, de pessoas brancas e de olhos claros. Livros com romances homossexuais, personagens latinas e negras, histórias sobre bullying, histórias com personagens gordos, deficientes, fora do padrão clássico de beleza...

10ª- Livros com ilustrações dentro da história do livro, como também no ínicio de cada capitulo. Trabalho gráfico que enriquece a minha experiência de leitura. Mostra que a editora teve algum cuidado na edição daquele livro. Bem como ilustrações do próprio autor que nos ajudam a ver como seria aquela cena ou aquele cenário. Torna o livro muito mais bonito!!! 

Digam nos comentários o que gostam mais nos livros! 
Boas leituras!!

6 comentários :

  1. Plot twists E Personagens femininas com personalidades fortes! Sem dúvida! Gostei de ler esta lista. :)

    ResponderEliminar
  2. Também gosto quando um livro me agarra logo nas primeiras páginas, o que nem sempre acontece.
    Adoro capas bonitas e o cheiro dos livros!!
    Gosto de personagens bens construídas e com personalidades fortes.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos gostos em comum!! Não sou muito de cheirar os livros eheheh
      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Concordo com tudo o que enumeraste, Raquel! :)
    Era interessante fazeres um post (ou vídeo) sobre as tuas sugestões para cada um destes pontos. Gostava de ler!

    Beijinhos*
    It's Ok

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana!! Obrigada pela sugestão ;) muito boa ideia!! Vou fazer sim!
      Beijinhos*

      Eliminar