Desafios Literários | 2017


Olá a todos!! Então vamos lá falar de alguns desafios literários que vou participar em 2017. Gosto participar em desafios mesmo querendo este ano ler sem qualquer pressão, por isso vou lendo os livros que quero ler e depois vou encaixando nos desafios a que me propus fazer. 

Tal como fiz em 2016, este ano vou participar em alguns desafios no Goodreads. Para o desafio principal, o Reading Challenge, coloquei como meta ler 50 livros. Mas existem outros desafios interessantes nos grupos do Gooreads. E são esses que venho falar hoje!

Vou continuar a participar nos desafios do Grupo Maratona, Desafios e Leituras Conjuntas:

- Onde temos o Desafio Abaixo a Pilha, que tem como objetivo ler livros adquiridos até 31 Dezembro 2016. Não são contabilizados releituras nem ebooks, pois o objectivo é mesmo reduzir a pilha de livros físicos. Vou participar e escolhi o Nível 2 Intermédio - ler 21 a 40 livros. 

- E o Desafio Leituras Lusitanas, que é para lermos autores portugueses, também é por níveis, ao contrário do ano passado que era por mês. E eu escolhi o nível 1 Iniciante - ler 1 a 12 livros.

- Também há desafios pontuais neste grupo, como por exemplo, em Janeiro temos sempre Leituras do Holocausto, como o nome indica consiste em ler livros sobre esta temática. Participei com duas leituras, O Rouxinol e o Between Shade of Grey. 

No grupo da Angie, Maratonas & Desafios, vou fazer o Desafio Leituras de A a Z, que consiste em lermos um livro que comece por cada letra do alfabeto, de A a Z. Tem letras que será mais complicado para encontrar livros, mas podemos repetir letras. O objectivo é mesmo ler 26 livros durante o ano de 2017. Eu vou tentar não repetir muito as letras e fazer mesmo todas do Alfabeto. 

Este ano juntei-me ao Grupo Vamos baixar a Pilha de livros, do qual vou participar no Desafio Ler Calhamaços, que consiste em escolhermos no mínimo 5 livros com mais de 500 páginas, para serem lidos ao longo do ano de 2017.

- Neste grupo também temos o desafio de Baixar as Sagas/Trilogias e Séries que temos na Pilhao que interessa é começar e terminar ou continuar a ler as Sagas e Trilogias que temos em casa. E eu tenho imensas na minha estante...o eterno problema de quem gosta muito de Fantasia, não existe muitos standalones

- E ainda neste grupo temos o Desafio 52 semanas 52 livros, no qual nos foi dado 52 tópicos e nós temos que ler ao longo do ano de 2017 com livros que já estão na nossa estante. Neste grupo não há interesse em comprar livros para fazer os desafios, o objetivo é diminuir a nossa TBR.

Fora do Goodreads ainda há imensos desafios, e este ano decidi fazer, juntamente com a Mariana do Mary Red Hair, o Desafio de Fantasia e Ficção Cientifica criado pela Andra e Romulo, dois booktubers brasileiros. Que como o nome indica, consiste em ler todos os meses um ou mais livros destas temáticas. E em cada mês é nos dado um tópico, como por exemplo, em Fevereiro era ler um livro de um autor que nunca lemos.

Outro desafio que comecei a participar, mas não devo continuar, é o World Book Tour, é um desafio muito interessante, por isso não queria deixar de mencioná-lo, mas a verdade é que os livros que tenho escolhido para este desafio têm ficado sempre para último lugar nas minhas leituras do mês. Então decidi não continuar. O desafio consiste em seguirmos o Alfabeto, este ano temos a letra A, e vamos ler autores de países que começam com a letra A, Afeganistão, África do Sul, Albânia, etc. Quem estiver interessado é só aderir ao grupo no Facebook.

E claro, ao longo do ano, existem imensos projectos interessantes organizados por grupos do Facebook, por exemplo o Grupo das Marauders, por blogs, o #russialit do blog Sede de Infinito e #marçofeminino do blog Say Hello to My Books. Ainda temos o #lerosnossos e #lersaramago, criados pela Cláudia do canal A Mulher que Ama Livros. Vou falando destes desafios aqui no blog ao longo do ano. 

E vocês, que desafios literários têm para 2017? Digam nos comentários.

O vídeo: 

Boas leituras e bons desafios! 


Sem comentários :

Enviar um comentário