Objetivos Literários | 2017


Olá a todos!! Quase a terminar o mês de Fevereiro, mas mesmo assim falei no canal do youtube os meus objetivos literários para 2017.

Em primeiro lugar, quero dizer que 2016 correu muito bem, inicialmente tinha estipulado ler 50 livros e acabei por ler 96!! Foi mesmo muito bom mesmo...
Também tinha decidido participar em muitos desafios, no total 7, como falei num dos primeiros vídeos do canal, muitos eram do Goodreads e tinha o desafio do calendário do Victor Martins. Este último não fiz, como também falhei no desafio dos clássicos e de A volta ao mundo em livros, que só fiz os primeiros trimestres do ano. Ou seja, em 7 desafios literários não completei a 100% três. Consegui completar o desafio Mensal de 2016, o desafio de leituras no feminino, a nível superior ao que me tinha proposto, o desafio de ler autores portugueses e o desafio inverso. Tirando estes desafios quem me acompanhou no canal, sabe que participei em muitas, mesmo em muitas, maratonas literárias. 

Agora vamos lá deixar de falar de 2016, que já lá vai e vamos falar de 2017. Ao contrário do que possam pensar, este ano eu quero reduzir o meu número de leituras. Por isso no Desafio do Goodreads coloquei como meta ler 50 livros. Sei que o ano passado cheguei quase aos 100, mas muitas das vezes senti a pressão para ler mais e mais. E esta ano não quer isso para mim! Quero ler menos para ler melhor, para ter uma melhor experiência de leitura, para desfrutar bem a minha leitura. E também quero dedicar o meu tempo livre não só à leitura mas a outros projetos.

Como objetivos pessoais quero ler muita fantasia, quero ler mais calhamaços, muitos livros que tenho na minha estante com mais de 500 páginas e escolhi 6 destes livros que quero mesmo ler este ano. Também quero ler pelo menos 6 clássicos, já que o ano passado falhei muito neste desafio. E ler mais autores portugueses, para o projeto #lerosnossos. 
Quero ainda começar, continuar e/ou terminar séries que tenho na minha estante. Tenho mesmo muitas e quero reduzir o número. Mesmo sendo um pouco complicado porque cada vez há mais séries, principalmente, no meu género literário preferido, que é fantasia. Não é algo que me incomode, pelo contrário, eu gosto muito!

Este ano quero participar em menos maratonas literárias, porque eu não gosto participar por participar. Gosto de participar e conseguir fazer os desafios, superar a mim mesma. E o ano passado acabei por exagerar um pouco e por fim já andava exausta. E não é esse o objectivo que quero quando leio um livro. Quero participar em bons projetos e desafios literários, mas sem qualquer o pressão. Se ler leio...se não ler não leio. LER É PARA ME DAR PRAZER! 

Outros objectivos que tenho, mas que têm a ver com o meu registo de leituras, para melhorar o meu trabalho com o canal e aqui com o blog, é escrever a minha opinião logo que terminar o livro e registar bem as minhas leituras, com a data de início e fim da leitura, nacionalidade do autor e projeto para qual foi lido. 

Quero reduzir no número de aquisições. Não comprar mais de 5 livros por mês, se comprar menos melhor. Comprar livros que quero mesmo muito ler, ou seja, comprar com consciência. Não comprar porque estão em promoção. E para terminar, quero vender/dar/doar livros que já não tenho interesse. 

Em breve, venho falar dos desafios literários que vou participar este ano. E vocês, que objetivos literários têm para 2017 e quantos livros vão querer ler durante o ano? Digam nos comentários...

Vídeo:

Boas leituras!

Sem comentários :

Enviar um comentário