Leituras | Dezembro 2016


Olá a todos! hoje vou falar das minhas leituras do mês de Dezembro! 

Estou muito atrasada mas não queria publicar este post antes de fazer o vídeo de leituras, e não foi possível gravar antes. No mês de Dezembro participei em três maratonas - a Potter-a-thon, no conforto das maratonas e a mlfusao. Já coloquei aqui o post de conclusão da potter-a-thon e da mlfusão, que fiz com a minha filha. Da maratona No conforto das maratonas não fiz, mas deixo o link da foto com wrap-up ;) 

No início do mês dei continuação à minha leitura do Império Final de Brandon Sanderson. Posso começar por dizer que este livro entrou direto para o meu top de favoritos de 2016 e arrependo-me imenso não ter lido mais cedo. É o primeiro livro da trilogia Mistborn - Nascida nas Brumas, onde o autor dá-nos a conhecer um mundo de fantasia completamente novo e genial! Um mundo que é governado pelo Senhor Soberano, um Deus que governa este Império. Depois temos uma sociedade dividida, pelos Nobres, pessoas que vivem com luxo e os Sakaa, que são escravos, pessoas pobres. Temos também os brumeiros que são pessoas com poderes - alomância - que conseguem controlar os metais. Entre estes existem uns que são especiais - os Nascidos das Brumas. Parece muita coisa e é! Nos primeiros capítulos pode parecer confuso mas o autor explica tão bem que conseguimos entrar perfeitamente neste mundo. E claro que os nossos personagens principais, Kelsier e Vin, são Nascidos das Brumas e vão se juntar para derrubar o terrível Senhor Soberano. 
Para mim é dos melhores livros de fantasia que já li!! Todas as personagens são fortes com personalidades únicas e claro que vou continuar a ler esta trilogia!!! E o final deste livro é surpreendente e nada mas nada previsível!!! Dei 5✰

E como o mês de Dezembro foi o mês do natal, li um pequeno conto da Jojo Moyes, La List de Noël. Conto para mim curto de mais, porque queria saber mais sobre a nossa personagem, a Chrissie. No dia 24 de Dezembro ela é obrigada a ir para a confusão das compras para comprar um presente para a sua sogra!! Uma pessoa que ela não gosta nada!! Um conto levezinho mas que nos mostra que nunca é tarde para mudar o que não está bem. Dei 3✰

A seguir li outro conto. O Crimson Dagger, este conto faz parte da minha série preferida, The Falling Kingdoms, e como sempre gostei da escrita da autora e como o conto é sobre uma das minhas personagens preferidas, o Magnus, gostei bastante de ler. É nos contado um episódio marcante na vida do príncipe Magnus, quando este era ainda uma criança. Gostei e Dei 4

E nesta altura do ano eu gosto sempre de ler um livrinho da Agatha Christie, por isso decidi ler A Aventura do Pudim de Natal. Primeiro fui surpreendida porque não sabia que era um livro de contos. Temos 5 contos do Poirot e 1 conto da Miss Marple. E depois fiquei um pouco desiludida porque só um dos contos é que é sobre o Natal. Mas não deixou de ser uma ótima leitura. Os contos são curtos e fáceis de ler, e continuamos a ter aquele suspense que a autora gosta de colocar nos seus livros. Dei 3 

Agora vamos lá falar de um livro que me deixou de boca a aberta!! Confissões de Kanae Minato. Este livro surpreendeu-me!! Não vou falar muito da história...porque acho que todos devem partir para este livro a saber o mínimo possível. A autora conta-nos a história de Yuko Moriguchi que quer vingar a morte da sua filha, de 4 anos. Esta foi assassinada por alunos da escola onde a Yuko é professora. É um thriller muito bem escrito, com personagens muito bem construídas e um final surpreendente. Houve só uns pequenos pormenores que fez com que não considera-se este livro um livro de 5. Os capítulos são enormes (cada capítulo é dedicado uma personagem diferente). Como não gosto muito de capítulos grandes, afectou um pouco a minha experiência de leitura! E principalmente achei algumas coisas surreais e talvez por a cultura japonesa ser totalmente diferente da nossa, houve coisas que me incomodaram bastante. Dei 4,5 

Depois para ler alguma coisa mais leve, peguei numa Graphic Novel: Coeur de Pierre de Gauthier e Almanza. Esta GN foi-me recomendada pela Cata e pela Jojo e já me tinha despertado a atenção pela sua arte, que é fantástica!! Gostei bastante é uma história muito bonita, mas ao mesmo tempo muito triste e melancólica sobre três crianças: um menino com um coração de pedra, uma menina com um coração de alcachofra e outro menino com um coração de ouro. Uma GN que nos fala de sentimentos!! Gostei da experiência de leitura. Dei 4 

Para dar seguimento ao projeto pessoal de ler Harry Potter, li o segundo volume, Harry Potter e a Câmara dos Segredos de J.K.Rowlling, uma leitura conjunta com a Mariana, a Cata e a Sandra Dias. Estou a gostar imenso entrar neste mundo mágico que a J.K. Rowling criou. A autora tem uma escrita fantástica...a leitura flui muito bem!! Estou a gostar cada vez mais do Harry, Ron e Hermione. E tive finalmente a oportunidade de conhecer Dobby, tão fofinho!!! Dobby é o elfo que está sempre a avisar o Harry de alguns perigos que podem acontecer. Este não deveria regressar à escola de Hogwarts, mas claro que isso não podia acontecer porque precisamos de mais aventuras!!! Desta vez a história tem a ver com uma Câmara dos Segredos que foi aberta e onde está um monstro que ataca os estudantes que não são sangue-puro. Gostei muito e dei 4 Acho que se tivesse a experiência de ler nas edições ilustradas dava as 5.

Outro livro que li este mês para dar seguimento a uma série foi O Guerreiro-Lobo de Sandra Carvalho, da Saga das Pedras Mágicas. Gostei de voltar a este mundo de magia. É interessante o caminho que a autora está a levar-nos, não estava nada à espera de tudo o que aconteceu aqui e do final. A nossa personagem principal, a Catelyn nasceu numa família com antepassados ligados à magia. A Cat e os seus cinco irmãos possuem 6 pedras mágicas que lhes foram dadas ainda crianças, e que contêm um grande poder. É claro que são cobiçadas por feiticeiros! Para além deste inimigos a Grande-ilha onde vivem é fustigada pelos ataques dos viquingues, que um dia levam a nossa Cat para o seu mundo. E o 2º volume é o desenrolar da história neste mundo de inimigos. Gostei bastante da história, e quer dar continuação à saga, mas senti que a autora arrastou em certas situações. Dei 4 

E por último li mais um livro alusivo ao Natal. Li A Prenda de Natal de Glenn Beck. Neste livro temos a história de Eddie que queria muito como prenda de Natal uma bicicleta, mas como a família passava por dificuldades financeiras, desde que o pai morreu, a mãe ofereceu-lhe uma camisola que ela própria tricotou. Claro que como criança, não deu valor ao presente da mãe. Este é um livro ideal para se ler no Natal, pois acho que transmite o verdadeiro espírito natalício. É uma história que nos fala de amor, família e que na vida há sempre uma segunda oportunidade. Gostei, achei fofinho, mas um pouco cliché!! Dei 3 


RESUMO DO MÊS:

No Total li 6 livros, 2 conto e 1 GN. 
Fazendo conta às páginas li 1913 páginas 


Desafios a que me propus e desafios completos:

- desafio de Dezembro do grupo da Angie  ✔
- desafio inverso do grupo Leituras Viagens à Lareira  ✔
- o desafio mensal 2016 do grupo Maratonas, Desafios e Leituras Conjuntas e desafio de ler um autor português foram feitos. Como também o desafio de leituras no feminino - li 6 mulheres este mês  ✔
- Participei nas maratonas #potterathon, no conforto das maratonas e #mlfusao 

Terminei o ano com 96 livros lidos! Um bom número...agora vamos lá ver como vai ser 2017! Que tenha leituras de qualidade. 

Os Favoritos do Mês: Império Final de Brandon Sanderson
A surpresa do mês: Confissões de Kanae Minato
A desilusão: Não tive nenhuma leitura que possa dizer que me desiludiu! Talvez o da Agatha Christie me tenha desiludido um pouco por ter só um conto relacionado com o Natal. 

Aqui está o vídeo: 


Boas leituras!!


2 comentários :