Desafio | #marçofeminino


Estamos a chegar a meio do mês de Fevereiro e já começa a aparecer projetos interessantes para o mês de Março. Como todos sabem, dia 8 de Março é Dia da Mulher e a Sandra, do blog Say Hello to My Books, criou o desafio #marçofeminino para sinalizar esta data. 

Este desafio consiste em ler apenas livros escritos por mulheres e ver apenas filmes realizados por mulheres durante o próximo mês. Como a Sandra escreveu, não há número fixo de livros para ler nem de filmes para ver, podem ser de qualquer género literário e cinematográfico. A única regra é mesmo ler e ver apenas "mulheres" durante os 31 dias que Março tem. 
Isto porque nestas áreas, como em muitas outras, ainda existe uma diferença abismal entre o número de autores (homens) publicados e lidos, em relação ao número de autoras. Ainda esta semana a Cláudia partilhou na sua página, que num site online, dos 94 livros em pré-lançamento, apenas 22 são escritos por mulheres. E em relação ao cinema, confesso que nem fazia atenção a este pormenor, mas é algo que quero mudar. Por isso achei a ideia da Sandra fantástica. 

Neste último fim-de-semana, já andei a planear a minha TBR e pretendo ler livros só de autoras, como: Anne Bishop, Cinda Williams Chima, Sarah J. Maas, Kristin Hannah, Lauren Oliver e Charlotte Brontë. No início de Março direi quais são os títulos. 
Também já andei a planear uns filmes que quero ver, que são: "Money Monster" dirigido por Jodie Foster, "Queen of Katwe" dirigido por Mira Nair, "A United Kingdom" dirigido por Amma Asante. E neste mesmo mês, vai sair no cinema dois filmes que tenho muita curiosiade: "The Zookeeper’s Wife" dirigido por Niki Caro e "Before I Fall "  dirigido por Ry Russo-Young. 

Para terminar, quero fazer o convite para também participarem neste desafio literário e, caso o façam, usem a hashtag #marçofeminino. Digam nos comentários se vão participar e o que estão a pensar ler e ver. 

Boas leituras!

Sem comentários :

Enviar um comentário