#bloodyqueen2017 | 15 Curiosidades sobre Agatha Christie


Olá a todos! Como neste mês temos o projeto #bloodyqueen2017, decidi fazer um vídeo e partilhar aqui no blog 15 curiosidades sobre a Agatha Christie.

1- A autora nasceu em 1890 e faleceu em 1976.

2- O sobrenome Christie veio do primeiro marido, o coronel Archibald Christie, com quem a escritora teve uma filha e de quem se separou em 1928.

3- Agatha Christie viajava muito. No início dos anos 1920, deu a volta ao mundo com o marido e chegou a surfar na África e em Honolulu, como descreve na sua Autobiografia.

4- Max Mallowan, o seu segundo marido, era 14 anos mais jovem do que ela. Ela manteve o nome do ex-marido, porque já era conhecida com o sobrenome Christie.

5- Agatha Christie trabalhou como enfermeira durante a Primeira Guerra Mundial. E viu muitos casos de envenenamento, o que a inspirou para o seu trabalho: muitas suas personagens morreram envenenadas.

6- Os personagens mais conhecidos de Agatha Christie são Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford, Parker Pyne e Hastings. Hercule Poirot aparece em 33 livros da escritora. Miss Marple foi inspirada na avó de Agatha.

7- O seu primeiro romance, O Misterioso Caso Styles, foi resultado de uma aposta com a sua irmã, que dizia que  ela era incapaz de escrever um policial. A obra foi publicada em 1920, depois de ser recusada por seis editoras.

8- Sabiam que Agatha Christie escreveu seis romances com o pseudónimo de Mary Westmacott? E que o seu primeiro livro com este pseudónimo foi escrito em apenas três dias.

9- As duas coisas que mais empolgaram autora na sua vida foram: ter o seu próprio carro e jantar com a Rainha da Inglaterra no Palácio de Buckingham.

10- De todos os seus livros, os preferidos da Rainha do Crime eram A casa torta, de 1949, e Punição para a inocência, de 1957.

11- Agatha Christie pensou em incluir oito personagens no livro As Dez Figuras Negras, mas mudou para 12 e no final acabou por colocar 10.

12- Em todas as suas histórias, Agatha cometeu um total de 68 crimes, sendo 43 deles solucionados.

13- Os livros mais conhecidos da autora são: O Misterioso Caso de Styles, O Assassinato de Roger Ackroyd, As Dez Figuras Negras e Assassinato no Expresso Oriente.

14- Durante a Segunda Guerra Mundial, Agatha Christie ficou com medo de morrer. Por isso, escreveu os livros Cai o pano e Um crime adormecido onde, respectivamente, “mata” os personagens Hercule Poirot e Miss Marple, pois temia que após sua morte eles pudessem ser usados. Os livros ficaram guardados no cofre de um banco durante muitos anos.

15- Agatha escreveu mais de 80 livros, que foram publicados em mais de 103 idiomas e venderam cerca de 4 bilhões de exemplares. É a autora que mais livros vendeu na história da literatura, tirando a Bíblia e Shakespeare.

O vídeo:

Espero que tenho gostado de conhecer mais um pouco esta autora. Digam nos comentários se conhecem mais alguma curiosidade.

Boas leituras!

4 comentários :

  1. Adorei tanto o post como o vídeo! <3 Já agora, as tuas estantes são fantásticas!

    Por acaso, não sou assim uma grande fã de Agatha Christie, gosto muito mais da Camilla Läckberg! Já leste algum livro dela?

    Convido-te a ires ler o novo post do blog e a deixar a tua opinião!

    Beijinhos,
    Carolina - leiturasdacarolina.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carolina!!
      Ainda não li Camilla Läckberg mas quero muito :)

      Eliminar
  2. Esta senhora tss tss a que gosto mais é aquela em que diz que cometeu 68 crimes.. a única que, mesmo assim, consegui sair ilibada hehehe

    * Blog mary red hair *

    *Canal mary red hair*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela assassinou montes de pessoas eheheh Devia ter cá uma personalidade esta senhora :)

      Eliminar